Saiba como fazer mergulho em Bombinhas

A península de Bombinhas, no litoral centro-norte catarinense, é considerada a Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina. O município, com área total de 35 km², possui parques e reservas naturais ideais para a prática de mergulho com cilindro. O esporte é uma das modalidades em maior evidência no município, que possui várias escolas de mergulho especializadas em treinamentos profissionais e mergulhos experimentais turísticos, chamados de batismo. Conheça mais sobre o mergulho em Bombinhas agora.

 

Como fazer mergulho em Bombinhas?

Os mergulhos turísticos são denominados mergulhos experimentais ou mergulhos de batismo. Quem optar por essa modalidade de passeio não necessita de nenhuma experiência prévia, tornando-se acessível para todos. A única recomendação é, no caso das crianças, ter mais de 10 anos.

 

Mergulho em Bombinhas revela a presença de tartarugas e outras espécies marinhas. Fonte: Pixabay.
Mergulho em Bombinhas revela a presença de tartarugas e outras espécies marinhas. Fonte: Pixabay.

 

No mergulho experimental, ofertado pelas operadoras de mergulho de Bombinhas, os turistas passam por uma seção de treinamento em piscina. Geralmente um dia antes da expedição de mergulho em alto mar. Na oportunidade, aprendem a manusear a instrumentação, como o cilindro de oxigênio, além de sentir na prática como tudo funciona. Em alto mar, conhecem a beleza a exuberância da fauna e flora marinha de Bombinhas.

Para quem possui mais tempo e deseja um aprofundamento maior na prática de mergulho, as operadoras de mergulho de Bombinhas possui treinamento com certificação PADI. O curso “Open Water Diver – Curso Básico com certificação Internacional PADI” garante habilitação para realizar mergulhos de maneira independente em qualquer lugar do mundo. Nesse pacote, os contratantes têm a possibilidade de mergulhar em diferentes locais da península bombinense. – No entanto, para essa atividade, necessita-se comprometimento e estudo. – Diferente do mergulho de batismo, onde o operadora e contratante tem como único e principal objetivo divertir o cliente.

 

Onde fazer mergulho em Bombinhas?

Além de detentor de inúmeras belezas naturais, como os parques ecológicos do Morro do Macaco e as praias de águas cristalinas, Bombinhas e as redondezas da península possuem alguns dos melhores points de mergulho da região sul do país. Entre eles, a Praia do Estaleiro (Porto Belo, SC), a Praia da Sepultura e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

 

Corais fazem parte da flora encontradas em um mergulho em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Corais fazem parte da flora encontradas em um mergulho em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

 

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde a Ilha do Arvoredo está situada, é destino das principais expedições de mergulho. Atualmente a ilha só tem visitação permitida na área sul, já que as demais áreas fazem parte de uma Zona Federal de Preservação Permanente. Dessa maneira, os visitantes podem conhecer points como o Saco do Batismo, Baía das Tartarugas e Saco do Capim. Nesses locais, a profundidade da água varia entre os 8 e os 15 metros. Entre os atrativos, além da exuberância da fauna e flora, com a presença de tartarugas marinhas e grandes cardumes de peixes crípticos, encontram-se grutas, corais moles (gorgônias) e até os restos de naufrágios antigos como o Granada (no Saco do Capim).

Entre os demais points de mergulho, as praias da Sepultura (Bombinhas, SC) e Estaleiro (Porto Belo, SC) apresentam condições favoráveis para a prática. Os locais são destino de muitas expedições, principalmente para os principiantes. Apresentam águas não tão profundas e com grande cristalinidade, além de nítida presença de vida marinha.

 

Agora que você já sabe como desfrutar de um mergulho em Bombinhas, faça uma reserva antecipada no Bombinhas Blue Suítes e venha usufruir das belezas do litoral de Santa Catarina com qualidade e conforto. Esperamos você para as melhores férias da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *